sexta-feira, 20 de março de 2015

CORRESPONDÊNCIAS

De: Alef de 2015
Para: Alef de 2006
Caro-Alef-do-passado, como você já leu acima, eu sou o Alef do futuro. Ou seja: você daí a nove anos. Gostaria de pedir encarecidamente pra que você levasse os seus estudos a sério e parasse de reprovar. Sim, eu sei que você vai me inventar a desculpa de que a professora é chata e não gosta de você. Essa desculpa não cola comigo, afinal, sou você. Eu inventei essa desculpa! Não estou pedindo pra você parar com as zoeiras, nem com a piada do não-e-nem-eu, muita gente ainda vai cair nela. Só quero que você não estrague o seu futuro por causa das reprovações constantes. O seu futuro pode ser maravilhoso se você parar de soltar bombas no corredor da escola. Ainda falando nisso, quero te deixar um alerta que pode mudar todo o rumo da sua vida: sabe aquela colega de sala que sempre pede o seu apontador emprestado e você acha ela a mulher mais bonita do mundo mesmo ainda não conhecendo a Chloë Grace Moretz? pois é, essa menina vai rasgar o seu coração em pedacinhos e dá-los pros cachorros da rua comerem. Agora mudando de assunto. Sua avó, mãe do seu pai, que mora em João Pessoa, vai morrer em 2014. Pois é. Mas dias antes da morte dela você vai passar dois meses lá. Ela é uma pessoa maravilhosa. Vai adorar conhecê-la. Você ainda vai escrever muitas coisas sobre ela. Ah, esqueci de te contar: você é metido a escritor! 
PS: sobre a garota que pede apontador: apaixone-se cegamente por ela. Vai te render bons poemas.


De: Alef de 2021
Para: Alef de 2015
Caro-Alef-do-passado, aqui fala o Alef do futuro. Hoje é um dia muito importante pra você. Cheguei agora da sua formatura. Sim, isso mesmo. Logo você que vivia dizendo que nunca entraria na faculdade. Pois é. A partir de hoje, você é um psicólogo! Parabéns por nunca desistir desse sonho, cara. E obrigado pelo esforço danado que fez pra passar no vestibular. Mas o que me motivou a escrever esta carta, não foi apenas a formatura. Mês passado sua esposa –sim, você casou aos 24 - te deu a extraordinária notícia de que está grávida! Sim, cara! Isso mesmo... vai ser pai! Você não imagina o tamanho da sua alegria. Vai ser uma menina; o que você mais temia, mas no fundo queria que fosse. Vou zelar o seu desejo do passado e nomeá-la Sofia. Pai, Alef. Você é psicólogo e pai! Que orgulho!
PS: caso esteja curioso pra saber quem vai ser sua esposa: lembra da menina do apontador? 
PS2: preserve as suas amizades. Sem elas, você não seria feliz.
PS3: você já escreveu e lançou mais livros do que sonhou escrever.


De: Alef de 2038
Para: Alef de 2024

Querido eu do passado. Escrevo para vós e trago boas notícias. Sua filha Sofia passou no vestibular pra Medicina! Quem diria hem? Ela está realizando o sonho que você deixou de lado por conta do trabalho. Ela é uma menina linda. Pele branca feito a neve, cabelos loiros e – o mais esperado – seus olhos verdes. Tanta beleza assim só poderia atrair um tanto de marmanjo que vive no pé dela. Mas fique tranqüilo, você a ensinará bem a lidar com esses casos. Afinal, você é um dos melhores psicólogos do país. Queria te dizer também que sua esposa continua belíssima e é uma extraodinária companheira. Um de seus melhores amigos faleceu recentemente. Câncer. Você não está se sentindo bem faz meses, mas no fundo, sente-se feliz por ter conhecido um cara maravilhoso como aquele. Não direi o nome dele. Será melhor assim. Aproveite cada momento com cada um de seus amigos.
PS: não despreze aquela caminhada que você adora fazer. Acredite ou não, você está engordando.
PS2: você conseguiu comprar aquela casa de praia que tanto sonhou.


De: Alef de 2054
Para: Alef de 2037
Grande Alef! Como vão as coisas? Outra vez lhe escrevo numa data importante pra você. Hoje, menino, você está completando 60 anos. Seus irmãos estão todos aqui na sua casa. Infelizmente a alguns anos seus pais morreram. Embora você sempre pensasse que eles seriam eternos. Mas essa é a vida. Pessoas morrem para nascerem outras. E advinha só quem nasceu a poucos anos? Seu neto Alessandro, filho da Sofia. É bonito igual você. Puxou ao avô todinho! Passa o dia na sua casa correndo e bagunçando tudo. Sua filha Sofia casou-se com um rapaz direito e de boa índole. Médico assim como ela. Os dois se amam muito. Lembra quando você vivia dizendo sobre aqueles velhos que não fazem nada além de jogar dominó com os amigos e viajar?! Pagou com a língua! Você será um daqueles velhos. De uma coisa pode ter certeza: você carregou seus amigos até aqui. Parabéns por isso. Agora preciso parar de escrever, parece que Alessandro escondeu as chaves do carro. Ê netinho danado.
PS: sua esposa continua formosa, só mudou a idade.


De: Miguel em 2086
Para: Alef de 2073
Oi, o senhor não conhece eu, mas mim chamo Miguel. Sou filho do Alessandro, seu neto. Quando nasci, senhor já não existia mais. Disseram que está no céu. Espero que é verdade porque o céu é bonito e azul. Eu tem apenas seis anos. Mas já sei ler escrever. Gosto dos livros que o senhor escreveu. Principalmente do livro Bob Marujo. Todos aqui de casa diz que o senhor era o máximo. Queria muito ter conhecido. Pedi pro papai dar pra mim o violão que o senhor deixou. Mas ele disse que eu deveria escrever uma carta pedindo. Bisavô, posso fica com o seu violão?


_

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Toda e Qualquer Poesia. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.