sábado, 2 de março de 2013


     Para você que gosta de escrever, especialmente poesia, vale este post.

     O maior desejo de quem escreve é ser lido. Poesia na gaveta é como comida guardada no armário, sem ser consumida. Então, a maioria de nós opta por publicar em um blog ou uma página do facebook, por exemplo. E ficamos muito felizes quando recebemos muitas visitas, um comentário positivo ou um simples curtir. Tudo isso é muito bom, mas você já pensou em proteger seus direitos autorais? Outra coisa: você sabia que a maioria dos concursos não permite que você inclua obras publicadas virtualmente? Assim, seria muito bom pensar bem antes de publicar seu texto ou seu poema no seu perfil do facebook.
     Agora, se você acha que registrar uma poema não é importante pense no seguinte: Imagine como você se sentiria se alguém copiasse uma obra sua e a publicasse como sendo o autor. Chato, não é? Mas fica pior. Sabia que se ele a registrar sem que você o tenha feito, você (o verdadeiro autor) pode ser acusado de plágio? Por via das dúvidas, é sempre melhor fazer o registro. Vai que amanhã você seja descoberto por uma editora!
     Porém devido à falta de informação, muitos não sabem o que fazer para proteger suas obras. A boa notícia é: É tudo muito simples!!!
     O órgão que cuida dos direitos autorais no Brasil é a Fundação Biblioteca Nacional. Você pode conseguir todas as informações que necessita através do site da biblioteca, na guia Serviços Profissionais / Escritório de Direitos Autorais / Registro ou Averbação.

     O próximo post terá um passo-a-passo de como fazer, em detalhes, a proteção de suas obras. Acompanhe aqui.

1 comentários:

POEMAS MIOS disse...

É a pura verdade, já vi um poema meu, postado como se fosse de outra pessoa, a princípio fiquei feliz; pois, se ele assinou como dele é pq achou muito boa minha obra e, fiquei feliz com isso mas, depois fiquei muuuito brava. Mas com suas dicas, vou registrar, agradeço muito.
Adorei seu Blog! Grande abrç, Della Rosa, Obrigada!

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Toda e Qualquer Poesia. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.