sábado, 7 de fevereiro de 2015


Uma Vida Literária
Auschwitz - O Testemunho de um Médico
DE TANTOS LIVROS que li e leio, posso indicar um que mexeu comigo de forma bruta e perturbadora: Auschwitz - O Testemunho de um Médico.
Um livro incrível! Fiquei nervosa em algumas partes, enjoada em outras, mas li tudo rapidamente.
Um médico judeu trabalha forçado em um campo de concentração. Obrigado a realizar experiências médicas sob a ordem de Mengele (conhecido como anjo da morte), ele ficava em uma posição "superior" no campo, pois se alimentava e dormia melhor.
Lidar com aqueles homens que tinham nojo de sua raça devia ser pavoroso. Ver tudo aquilo e ficar calado, saber que a morte o esperava deve ter sido nauseante. Não há como imaginar com precisão.
A cada descrição sobre a vida nos campos, a luta desumana entre os próprios seres desesperados que ali habitavam, a dor de estar em um inferno sem saída, de ser um fantoche nas mãos de médicos, de ser torturado física e psicologicamente por soldados, tudo isso é terrivelmente assustador. Mas o que mais me deixa perplexa é imaginar a dor de ser separado da família, de saber que era quase impossível sobreviver ou encontrar algum familiar após aquele período e, caso sobrevivesse, a dor de saber como morreu a família e a perturbação mental com que passaria o resto da vida, causaria a uma sobrevivência infernal.
Infelizmente, melhor sorte teve quem foi para a fila da esquerda (morte imediata); Os da direita passaram por experiências terríveis e os sobreviventes nunca mais tiveram paz.
Recomendo. Mas precisa ter estômago forte. Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Toda e Qualquer Poesia. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.