domingo, 15 de fevereiro de 2015

Natália Brandão

Ela é jovem, ela é bonita, ela é divertida, ela tem uma legião de fãs. Autora de “O Moço e o Ócio” (Scortecci-2013) Natália Brandão é a entrevistada deste mês de Toda & Qualquer Poesia. Confira agora!

T&QP – Natália, conte um pouco de você pra gente.
Natália BrandãoMeu nome é Natália Brandão, tenho 23 anos, moro em Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, por enquanto. Moro aqui porque é a minha cidade natal e perto da faculdade, é uma questão de rotina e comodismo, mas já existem pensamentos quanto a morar em outros lugares. Eu faço bacharelado em Gestão Ambiental, na UFRRJ, nada relacionado à Literatura, mas eu aprendi a me apaixonar pelo curso e pelo meu futuro profissional.

T&QP – Natália Brandão é religiosa?
Natália BrandãoEu fui criada na igreja católica, não vou mais, mas fez parte da minha criação. Eu não acredito muito nos dogmas impostos pelas igrejas e isso acaba afetando bastante a minha relação com os meus credos. Tem dias que acordo disposta a acreditar em coisas infinitas ao meu redor, em outros me faço um milhão de perguntas científicas pra tentar me encaixar no lugar em que estou hoje.

T&QP – Mas você acredita em Deus?
Natália Brandão Acho que acreditar, no final das contas, todo mundo acredita, né? Mas eu acredito em uma força suprema, que alguma coisa nos mova, não uma pessoa ou algo do tipo, é um assunto bem difícil de expressar.
 
T&QP – Falando de sua carreira, quando você começou e o que te levou a escrever?
Natália BrandãoEu comecei a escrever com 17 pra 18 anos. No começo eram textos motivacionais, algumas exposições de sentimentos cotidianos em relação ao mundo, até os 19, quando descobri que eu talvez tivesse vocação pra escrever pra alguém. O cotidiano me leva muito à escrita; eu sempre li bastante e então quando senti que eu podia também transmitir as minhas coisas foi extraordinário.

T&QP – Como foi a experiência de lançar um livro seu?
Natália BrandãoFoi incrível, às vezes eu olho pra ele e fico me perguntando se é real mesmo. Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.

T&QP – E você pretende lançar outros?
Natália BrandãoQuantos der, espero que muitos ainda.

T&QP – Quem é que te inspira, hein?
Natália BrandãoEssa é a pergunta que vale um milhão de dólares! (risos)... As pessoas perguntam bastante sobre isso, sobre quem é que me faz ter essa vontade louca de escrever.  A verdade é que alguns caras simplesmente me inspiram, óbvio que de maneiras diferentes, alguns conseguem mudar e interferir totalmente o meu modo de escrita e o jeito como falo sobre amor, outros estão só atravessando a faixa de pedestre e trazem algo consigo, que eu mal sei identificar e aí escrevo.

T&QP – Muita gente te elogia... Como você se sente ao ver esse carinho do público?
Natália BrandãoEssa é a parte mais fantástica, é incrível ver as pessoas elogiando e dizendo que é como se eu vivesse a vida delas. Dá vontade de escrever o triplo e eu me preocupo muito quando algum leitor tá passando o mesmo que eu em algum texto que é meio triste, meio que dá vontade de abraçar e, que sorte que palavras às vezes viram abraços!

T&QP – Você esperava essa repercussão? Publicar, virar escritora, ser reconhecida por um público?
Natália BrandãoNão, eu nunca esperei tudo o que aconteceu, nunca tinha me visto como escritora e até hoje não me vejo, em alguns dias. Quando eu lancei o livro, eu tinha certeza de que não venderia nem um, mas nas primeiras semanas eu levei pilhas e pilhas de livros aos correios, foi inspirador.  Teve muita gente que me ajudou e me incentivou no meio do caminho e que ainda faz parte da realidade. O Túlio, que fez a capa do livro e o site, que sempre foi meu melhor amigo no meio disso tudo, a Erika Lina e a Agnes que cuidam e divulgam a página sempre com o maior carinho. Eu não seria metade das coisas que eu sou sem eles, definitivamente.

T&QP – Qual é o seu trabalho preferido, aquele pelo qual você tem um carinho especial?
Natália BrandãoMeu trabalho preferido é o do verso do livro, porque eu consigo enxergar toda a cena na minha cabeça, como se fosse um filme.
“Vesti sua camisa dos Strokes essa manhã e ri das reclamações sobre eu usar mais as suas camisas do que as minhas. Tem uma paz indecente entre a gente, gritando o nosso desleixo com tanto sentimento. Da cozinha dá pra ouvir o disco do The Doors abrigando a vitrola, algo sobre ‘Quem você ama agora?’ E quem vai dizer que é mesmo amor o que a gente é daqui de dentro? Ninguém vai arriscar ser o primeiro a dizer que sente, a dizer que não mente, quando fala em ficar. Ninguém vai querer as obrigações de ser o primeiro a chegar e o último a partir, mas vai ter sempre alguém querendo voltar. A transcendência ao orgulho quando a saudade diz a quem pertence nosso coração. É essa a vida que eu escolhi pra ter, pra brincar de ser você e pra gente não ter que ir embora, mesmo que o drama seja exagero e a loucura, transparência.”

T&QP – O que você acha da poesia contemporânea?
Natália BrandãoAcho incrível o modo como os artistas conseguiram solidificar os pensamentos, a poesia hoje é sentida e vivida em cada palavra.

T&QP – Como você acredita será o futuro da literatura?
Natália BrandãoTem muita coisa boa surgindo agora, principalmente na minha geração, acho uma pena que a literatura seja tão desvalorizada no Brasil, espero que a força de vontade dos artistas seja maior do que essa desvalorização.

T&QP – Defina Vinicius de Moraes.
Natália BrandãoO Vinicius devia ser beatificado por transmitir amor, é surreal a quantidade de sentimento que cada palavra que ele escreveu transmite.

T&QP – Defina a obra de Clarice Lispector em uma palavra.
Natália BrandãoExuberante, sempre exuberante.

T&QP – Em que projetos você está trabalhando atualmente?
Natália BrandãoEu tenho alguns projetos na cabeça, mas pro papel mesmo, só um livro novo, que está terminando de ser escrito.


_



O Moço E O Ócio, o livro de Natália Brandão, você pode comprar pelo site : www.omocoeoocio.com


Se você quiser acompanhar a autora nas redes sociais veja abaixo como:
Facebook:   Natália Brandão
                   O Moço e o Ócio     

Instagram: Natdoocio

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Toda e Qualquer Poesia. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.