Hoje Toda & Qualquer Poesia traz um convidado especial, o autor Roque de Ávila Jr, com um texto super original:
A Dieta da Dra. Ronalda
Por Roque de Ávila Jr.
- Não há como dar errado, Dona Otávia. Seguindo esta dieta, seu filho vai emagrecer consideravelmente e sem ingerir qualquer medicamento.
- Muito agradecida Doutora Ronalda. Mas a senhora me desculpe, eu não estou acostumada com letra de médico. Pode me explicar melhor em que consiste exatamente essa dieta?
A nutricionista sorriu com amabilidade.
- Claro, Dona Otávia, preste atenção: teu filho precisa de proteínas. Carne é muito rica em proteínas. Então sugiro que dê a ele todos os dias uma pequena porção de carne, cerca de 112g já basta.
- Ele não é fã de carne...
- Faça assim então: mande moer a carne, tempere e prense como se fosse um bifinho. Com pouco óleo, faça a carne na chapa. Ele vai adorar, porque já estará temperada! Pode servir com um pouco de alface picadinha, para ficar colorido. É saudável e é muito gostoso.
A mãe fez novamente aquela expressão de que o filho continuaria a não gostar. Então, antes que a mãe argumentasse um novo impedimento do garoto às suas recomendações, a médica continuou a orientar:
- Acrescente também queijo. É rico em cálcio e previne diversas patologias ósseas.
- Ele não gosta muito de queijo...
- Ora, coloque então um molhinho especial e a senhora vai ver como ele come. Ainda mais se acrescentar cebolas picadinhas. Cebola é algo extremamente saudável, contêm antioxidantes e é muito boa para o sistema imunológico!
- Ih, Doutora Ronalda, então piorou! Ele detesta cebola!
A médica já estava achando o garoto enjoadinho demais. Todavia, tentou ser tolerante:
- Misture um pouquinho de picles. É super baixo em calorias e dá um gostinho que disfarça a cebola. Aliás, faça também o seguinte: ponha tudo isso num pãozinho e ele vai adorar.
- Mas tem que ser pão? Ele não suporta pão!
- Veja, - disse a doutora, já impaciente – muita gente se esquece que o pão, em quantidades recomendadas, é um alimento rico em fibras e vitaminas. É bom comer um pouco. Existem alguns bem legais... experimente o que tem gergelim, que é algo rico em minerais e é muito gostoso.
Doutora Ronalda fechou decididamente sua caneta e retirou os óculos:
- Então estamos combinadas?
- Ó, doutora, muito obrigada. Mas só tenho uma dúvida: a cada seis meses meu filho me pede para comer sanduiche no shopping. Há algum problema nisso, doutora?
A médica então diz a Dona Otávia, mirando-a com um sério olhar de censura:
- É óbvio que há problema! A senhora é louca de dar esse tipo de alimento ao seu próprio filho?!
A médica então deu as costas e deixou a sala resmungando sozinha:
- Quanta ignorância, meu Deus! Quanta ignorância!
_
Roque de Ávila Jr é professor de artes, artista plástico e escritor, autor do livro Peles (Chiado, 2014).
Acompanhe o autor pelo facebook
ou pelo seu blog
0 comentários:
Postar um comentário